English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Jogos via download? O Atari já tinha



Normalmente, a Xbox Live Arcade leva todo o crédito por popularizar a noção de baixar jogos direto em um console apesar de outros, como o Mega Drive, já terem feito isso antes (ainda que com sucesso discutível).


Mas o CVC GameLine fez isso ainda antes dos tempos do Mega Drive. Anos antes. Mais especificamente, em 1983. E apesar do destino desse aparelho não ter sido dos melhores, as cinzas da empreitada serviriam para levar à criação de uma das maiores empresas da era da internet.

Apesar de parecer ter saído de um filme de ficção científica da época, em 1983 já existia uma tecnologia para transmitir dados de um videogame através de uma linha telefônica para a sua casa. A velocidade dessas linhas era bem devagar, claro, mas os jogos também eram bem pequenos.

Vendo uma oportunidade de fazer dinheiro (e de usar a infraestrutura existente como parte de um negócio furado com selos musicais), um homem chamado William von Meister fundou uma empresa chamada Control Video Corporation. Ela vendia um cartucho que, quando plugado ao mesmo tempo a um Atari 2600/VCS e uma linha telefônica, podia baixar jogos da internet.

Por US$60 os clientes receberiam a “fita” (que funcionava ao mesmo tempo como modem e dispositivo de armazenamento), e um ano de assinatura do “serviço” GameLine, sem o qual não seria possível baixar coisa alguma. Pense nele como uma proto-Xbox Live. O GameLine tornou-se o segundo maior serviço de games para download (perdendo apenas para o então já finado PlayCable, da Intellivision) oferecendo aos jogadores cerca de 75 títulos.


Mas já de início, apesar da campanha de marketing promissora na imprensa da época, as coisas deram errado para o GameLine. Além do preço da assinatura, cada download de jogo custava um dólar. Isso pode parecer barato, mas tratavam-se se ofertas temporárias: depois de uma semana o game “vencia”, e se você quisesse jogar de novo, tinha que pagar de novo. Tudo isso junto tornava as coisas bem caras.

O problema ainda maior, porém, eram os jogos oferecidos. Apesar de existirem alguns games licenciados disponíveis, nenhuma das grandes distribuidoras – Atari, Mattel, Coleco e Activision – se interessou em participar do serviço, privando-o dos maiores e melhores jogos do console.

Quando o mercado de videogames quebrou nos EUA, entre 1982 e 1984, a GameLine foi com ele já que o alto custo e baixo retorno tornou o negócio insustentável. Em 84 ela não existia mais, transformada em poeira como tantas empresas do ramo na época.

O que talvez seja o aspecto mais interessante da GameLine, além de ser pioneira no ramo dos downloads, é o que veio depois. Vários dos fundadores e apoiadores da Control Video Corporation, criadora do serviço, sacodiram a poeira e formaram uma nova empresa chamada Quantum Computer Services, a qual fornecia serviços de jogos online para computadores Commodore como o C64.

Em 1991 a Quantum Computer Services trocou de nome para America Online. Ou, como ficou conhecida mais popularmente, AOL.

Fonte aqui.

2 comentários:

  1. Bem parecido com xbo live. Pague para ter um jogo, ´pague para jogar, e pague para jogar melhor.

    ResponderExcluir