English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Processador gráfico do Wii U poderia gerar imagens para até 4 controles



A Nintendo demonstrou em sua conferência na E3 que o Wii U processará imagens em HD (alta definição) que serão exibidas na tela de uma televisão. Ao mesmo tempo, o console transmite imagens em SD (definição padrão) para serem exibidas na tela do controle.



Uma fonte de dentro da AMD, no entanto, afirmou ao site japonês Game Watch que o processador gráfico do novo console da Nintendo tem a capacidade de gerar imagens para até quatro controles simultaneamente. Essa função não estaria sendo utilizada no momento, entretanto, por conta de preocupações com o seu custo.

A AMD já havia anunciado anteriormente que o processador gráfico do Wii U teria a capacidade de processamento simultâneo de imagens. Além disso, a tecnologia Eyefinity (capaz de transmitir imagens para até seis computadores) já é encontrada em algumas das placas de vídeo da companhia.

Caso essa tecnologia seja adotada pela Nintendo, isso pode ser um sinal de que o Wii U poderá ser utilizado com mais de um controle simultaneamente. Fato que responderia a um dos maiores enigmas a respeito do próximo lançamento da “Big N”.

Dados técnicos

De acordo com as fontes do site Game Watch, o processador gráfico do Wii U é baseado na linha AMD Radeon HD 4000, que utiliza o chio-base RV770. As placas dessa linha que foram lançadas comercialmente para computadores chegaram ao mercado entre os anos de 2008 e 2009.

Assumindo que nenhuma das funções da linha Radeon HD 4000 seja removida da placa personalizada do Wii U, o novo console irá oferecer suporte à versão 4.1 do Shader Model (responsável pela aplicação de efeitos gráficos, como iluminação e sombras, sobre texturas). Para efeitos de comparação, o PlayStation 3 e o Xbox 360 trabalham com a versão 3.0 e a última linha produzida pela AMD, a Radeon HD 6000, oferece suporte à versão Model 5.0.

O processador do novo video game da Big N também teria suporte à tecnologia tesselation, responsável pela criação de malhas de polígonos feitas para suavizar textuas, tornando-as ainda mais realistas.

As imagens apresentadas pela Nintendo, entretanto, sugerem que o efeito não foi aplicado nas nas demonstrações divulgadas criadas pelo console. As informações técnicas do Wii U, no entanto, podem não serem divulgadas oficialmente nunca, como já é tradição da Nintendo.

4 comentários:

  1. Espero que desta vez a nintendo consiga bater de frente com sony e microsoft.

    ResponderExcluir
  2. O design dele não me agrada, mas se for bom mesmo, nao resistirei.

    ResponderExcluir
  3. Vamos ver no que vai dar, né, Nintendo?

    ResponderExcluir
  4. Processador AMD? Vamos ver no que vai dar.

    ResponderExcluir